Prática e convivial, a ilha central é uma das tendências de cozinha mais populares para estruturar uma grande sala de estar. O que tem de bom uma cozinha aberta? Não precisa de se isolar atrás de uma parede e a preparação de uma refeição pode ser um momento de convívio. Para além de estar disponível numa grande variedade de estilos, uma ilha de cozinha é também multifuncional.
Porque estrutura um espaço de vida delimitando e abrindo as diferentes áreas, a ilha de cozinha central encontrou um lugar duradouro nas tendências de cozinha. Prática, funcional e fácil de personalizar. As inúmeras vantagens das ilhas de cozinha são uma importante inspiração de cozinha e conquistam uma crescente popularidade.
Por que considerar a instalação de uma ilha de cozinha?
Ideal para definir a sua cozinha sem a fechar, a ilha central é uma tendência de ‘design’ de interiores tão prática como funcional. Adicionando alguns bancos altos transforma-se numa mesa de jantar, um local de convívio onde se pode desfrutar de um lanche tardio ou partilhar uma refeição. Convertida numa área de arrumação, aparador ou superfície de trabalho, é uma estrutura ideal para cozinhar, conviver e apreciar uma boa comida. É o elo entre a sala de jantar e a zona de preparação dos alimentos!
A ilha de cozinha central oferece uma grande variedade de opções de personalização. Disponível em vários estilos, transforma-se num elemento de ‘design’ de interior ideal tanto para grandes áreas como para pequenos espaços.
🏡 Se estiver a refrescar outras áreas, explore estes designs de cozinha de verão que estão na moda. |
Como escolher a dimensão e a configuração de uma ilha de cozinha?
De que tamanho de cozinha precisa uma ilha? As ilhas de cozinha não são recomendadas para divisões com menos de 15 m² pois ocupam demasiado espaço e não permitem uma fácil circulação. Uma semi-ilha é uma boa solução para uma cozinha pequena. Uma ilha central é adequada para uma cozinha com pelo menos 20 m², fechada ou aberta.
Que dimensões deve ter uma ilha de cozinha? Normalmente, as dimensões de uma ilha são 90 cm de profundidade, 120 cm de comprimento e 90 cm de altura. Considere uma distância de 80 a 120 cm entre os móveis para permitir uma fácil deslocação e abertura de gavetas e armários. Uma ilha central em forma de tampo requer um mínimo de 80 cm de comprimento e 70 cm de profundidade. Para uma zona de refeições ligeiras, considere 50 a 60 cm de largura e uma profundidade mínima de 35 cm a 40 cm para cada lugar. Uma ilha multifunções exige um mínimo de 100 cm de profundidade e 140 cm de comprimento para a zona de cozinhar ou 275 cm para uma placa e lava-louça.
Que configuração de ilha escolher? A configuração de uma ilha de cozinha central varia em função da sua utilização e do tamanho da divisão. Podem ser dispostas em linha reta, em forma de L, de T, etc. Antes de configurar uma ilha de cozinha considere o triângulo das atividades para criar uma cozinha funcional, equipada e com muito espaço de arrumação. A disposição da ilha de cozinha deve permitir uma fácil deslocação entre as diferentes áreas de atividade – arrumação, preparação/cozedura e lavagem. Tudo otimizad
Um ‘design’ de interiores contemporâneo que combina os acabamentos em betão encerado com uma grande bancada de madeira. Uma tendência de cozinha perfeita para famílias modernas que contempla a total integração dos equipamentos.
O módulo lacado a branco integra uma placa funcionalmente complementada com um exaustor instalado no teto. Uma área de refeições em madeira completa a ilha de cozinha.
A grande ilha central de inspiração escandinava contempla uma área funcional com uma placa de cadeira. É prolongada por uma bancada em madeira natural que cria uma área de refeições. Esta ilha de cozinha é a protagonista de um acolhedor espaço a preto e branco.
A grande ilha de cozinha em pedra protagoniza uma cozinha com um ‘design’ minimalista e sofisticado. Os tons escuros contrastam com os tons claros do veludo das cadeiras altas.
Materiais e estilos de ilha de cozinha
É tudo uma questão de gosto! Os materiais de revestimento, acabamento e decoração – mármore, madeira, granito, aço inoxidável… – são elementos fundamentais na definição do estilo de ilha de cozinha.
A combinação de tijolo, madeira e aço inoxidável é perfeita para criar uma ilha central de estilo industrial.
A madeira é um material clássico no ‘design’ de interiores das cozinhas rústicas. Uma grande ilha central de estilo rústico pode combinar vários tons e texturas de madeira. Para uma cozinha em tons de branco, as madeiras claras como o freixo, o carvalho caiado ou mesmo a faia são combinações ideais. Uma ilha de cozinha com um tampo de mármore ou de granito segue um estilo de ‘design’ de interiores mais clássico.
A inspiração de cozinha escandinava carateriza-se por uma simplicidade que transmite equilíbrio e tranquilidade. Minimalistas, otimizam os espaços físicos e visuais. Normalmente monocromáticas, em branco, preto ou tons pastel, integram materiais naturais como grandes bancadas em madeira crua.
Funcionalidades e tendências de ‘design’ de interiores
A cozinha reinventou-se ao longo dos anos e transformou-se num lugar de preparação e degustação de refeições, funcional e bonito. As ilhas de cozinha protagonizam o espaço e desafiam a criatividade que se inspira nas últimas tendências de cozinha, explora novos volumes, materiais e tecnologias.
Ilhas multifuncionais com eletrodomésticos integrados – A tecnologia investe na cozinha, com equipamentos energeticamente mais eficientes. Esteticamente alinhados com as últimas tendências de ‘design’ de interiores, apresentam soluções de instalação inovadoras. Os exaustores retrateis que se escondem nos armários ou nos tetos e as placas planas e táteis são dois exemplos. Surgem novos equipamentos, desde pequenos processadores de alimentos a sofisticadas garrafeiras. Estes equipamentos integram-se e ocultam-se nas estruturas, libertando o espaço físico e visual. A ilha de cozinha de nova geração está também a tornar-se um novo espaço digitalizado e conectado. É cada vez mais fácil monitorizar remotamente o forno ou ligar a máquina de lavar louça! Os equipamentos não se limitam a ser funcionais e tornam-se parte integrante de uma estrutura com grande protagonismo decorativo.
Mais e mais arrumação com soluções inovadoras – Arrumar, ordenar e organizar! A arrumação inteligente é uma das tendências de cozinha que tem conquistado grande popularidade. A otimização da arrumação é conseguida com estruturas que se adaptam ao espaço e integram grandes e pequenos eletrodomésticos. As prateleiras extraíveis, gavetas e organizadores de interior libertam espaço e asseguram a eficiência de utilização dos utensílios de cozinha.
Ilhas de partilha e convívio – A ilha de cozinha central ganha uma nova dimensão e transforma-se numa verdadeira mesa de refeições onde a partilha e o convívio começam na preparação dos alimentos. Rodeada de bancos altos, reforça a proximidade e cria um ambiente descontraído e bem-humorado entre todos os membros da família ou amigos. Com grande protagonismo, a ilha de cozinha é uma estrutura que explora diferentes dimensões e novos materiais que permitem criar muitos estilos de ‘design’ de interiores. Os bancos altos com grande protagonismo decorativo e os bancos corridos são uma tendência de ‘design’ de interiores crescente.
Siga as últimas tendências de cozinha e dicas de decoração e projete a construção, renovação ou remodelação da sua cozinha!
Ilhas centrais multifuncionais
Uma ilha de cozinha não é apenas um elemento de ‘design’ de interiores. Tem várias funções que precisa de definir segundo as suas necessidades.
Uma zona para cozinhar – A ilha de cozinha proporciona uma superfície de trabalho suplementar, ideal para preparar e cozinhar as suas refeições.
Ponto central da cozinha, a ilha pode acomodar vários eletrodomésticos como uma placa ou um grelhador. Para além de ser um espaço de arrumação de utensílios necessários para preparar e cozinhar as suas refeições sempre à mão, a ilha também pode acomodar… um lava-loiça! Esta proximidade permite preparar, cozinhar e lavar numa única bancada com maior facilidade e eficiência.
Uma zona de refeições integrada – Combinadas com bancos altos, as extensões das ilhas transformam-se rapidamente em mesas de refeições. Numa transição perfeita, são um local de convívio e partilha durante entre a preparação e a degustação de um lanche tardio ou de uma refeição com a família, ou amigos.
Visualize o seu projeto com o nosso simulador de cozinha 3D
Antes de instalar a ilha na sua cozinha, modele o seu projeto com o simulador de cozinha Kazaplan O simulador 3D permite verificar que existe espaço suficiente entre os seus móveis de cozinha. Experimente diferentes disposições e modele a sua futura cozinha com esta valiosa ferramenta de ‘design’ de interiores.
Uma ilha de cozinha é uma estrutura funcional, que define o espaço. Mas também permite partilhar uma refeição da sua preparação à sua degustação. Espaço de arrumação, pode ainda integrar equipamentos de cozinha. Uma bancada com uma placa de cozinha e um lava-loiça, torna mais fácil e eficiente a preparação de uma refeição. Defina as funcionalidades que são importantes para si. Projete a dimensão e a configuração mais adequadas da sua ilha de cozinha. Considere uma zona para cozinhar e integre outra para refeições.
Uma ilha de cozinha é também uma importante estrutura na definição do estilo de ‘design’ de interiores que define estilo. Muito versáteis, as ilhas de cozinha criam ambientes personalizados que são reflexo da sua criatividade e gosto pessoal.
🪴 Antes de mergulhar no seu próximo projeto, veja porque é que um plano de jardim 3D é essencial. |