Notícias

Tendências de design e decoração de cozinhas de verão

Numa varanda, terraço ou jardim, uma cozinha fora da casa convida sempre a uma experiência única. Para quem gosta de cozinhar ao ar livre, o verão é a altura ideal para reunir a família e os amigos num almoço ou jantar partilhado desde a preparação. 

As casas com cozinha externa são uma tendência crescente no design de ambientes exteriores e uma importante valorização da casa. A Kozikaza analisa as principais tendências de design e decoração de cozinhas na área externa. Se gosta de cozinhar ao ar livre e procura ideias para construir ou renovar o design e a decoração da sua cozinha de verão, este artigo é para si!

Tudo o que precisa numa cozinha de verão

Cozinha de verão bem equipada

Espaço de trabalho

Uma bancada com um lava-loiça grande integrado é muito prática e fácil de limpar. Por baixo da bancada pode criar prateleiras e armários para guardar apetrechos e utensílios, pratos, copos e outras peças de cozinha, alimentos e outros produtos. A gás ou elétrica, a placa de cozinha pode ser móvel ou integrada na bancada.

O frigorífico releva-se muito útil para conservar alimentos e bebidas frescas perto do espaço de trabalho. Uma cozinha na área externa apela ao tradicional forno de pão ou pizza e ao grelhador a lenha. No entanto, esta tradição vem sendo substituída pelos fornos e grelhadores elétricos com menor pegada verde.

Espaço de refeições

Para criar um espaço de refeições, escolha soluções simples e flexíveis como, por exemplo, uma mesa extensível com bancos corridos ou cadeiras empilháveis ou dobráveis. Um balcão com bancos altos no prolongamento de uma ilha de cozinha pode ser uma alternativa para espaços de menor dimensão ou para separar visualmente os espaços funcionais.

Espaço de lazer

Cadeirões, redes e mesas baixas podem criar o espaço de lazer. Para serem mais confortáveis, as estruturas em madeira, bambu, rotim ou outros materiais adequados a um uso no exterior podem ter almofadas.

Em dias chuvosos, pode guardar os elementos de decoração como tapetes, almofadas e outros panos em baús ou caixas decorativas. As coberturas de inverno para móveis são muito úteis. Têm ainda a vantagem de ser facilmente retiradas se formos surpreendidos com um dia de inverno bonito e sem chuva!

Materiais resistentes às condições climatéricas

Numa cozinha fora da casa, os materiais de revestimento, bancadas, móveis e outras estruturas, devem ser resistentes às condições climatéricas. Além de materiais sintéticos ou naturalmente resistentes como a pedra, pode escolher a madeira maciça e outros materiais naturais como o bambu, o rotim ou a verga se tiverem um tratamento de proteção adequado a um uso no exterior. Considere um pavimento antiderrapante para andar tranquilamente nos dias chuvosos ou no caso de haver uma piscina próxima.

Escolha o seu estilo

Uma cozinha de verão rústica com materiais naturais

Uma cozinha de verão rústica

Madeira, rotim, verga, palha, linho, algodão… Os materiais naturais apelam aos sentidos e criam um ambiente simples, tranquilo e acolhedor. Bancadas, armários, baús, mesas e cadeiras em madeira maciça combinam bem com cadeirões e abajures em fibra vegetal como o rotim ou a verga com efeitos de textura ou entrançamento.

Os toldos, almofadas em algodão ou linho podem seguir as tonalidades naturais em branco ou bege ou dinamizar o ambiente com outros coloridos. Todos estes materiais, sustentáveis e amigos do ambiente, combinam bem com um pavimento em pedra natural ou tijoleira, numa cozinha caraterizada pela simplicidade. Complete o ambiente com uma treliça de madeira ou cana e trepadeiras em tons de verde como a hera. As buganvílias têm flores muito coloridas em tons de rosa e laranja e são as trepadeiras ideais para cobrir uma parede.

Uma cozinha de verão luxuosa, sofisticada e moderna

Uma cozinha de verão luxuosa

As bancadas ou tampos de mesas no clássico mármore com veios coloridos, no tradicional granito e na contemporânea ardósia são materiais naturalmente luxuosos e sofisticados que combinam com pavimentos em pedra natural. Os equipamentos em aço inoxidável são uma marca de contemporaneidade. Escolha estruturas e armários em tons escuros que combinam muito bem com as tonalidades naturais da madeira e das fibras naturais como o rotim ou a verga de mesas, cadeiras e elementos decorativos. A dureza da pedra natural pode ser equilibrada com plantas verdes de grande porte ou com floração intensa.

Uma cozinha de verão portuguesa

Uma cozinha de verão moderna

Em Portugal, o azulejo é uma tradição secular. Além de impermeabilizante, duradouro e de fácil manutenção, o azulejo permite uma enorme liberdade de criação de efeitos e estilos. Lisos ou com motivos, seguem um estilo clássico ou mais contemporâneo e ilustram qualquer temática. Podem revestir paredes e estruturas em alvenaria, bancadas e prateleiras.

💡 E se sobrarem alguns azulejos partidos, não os deite fora! Decore um vaso em terracota com os pedaços de azulejo.

Os ambientes brancos cal com barras azuis anil evocam o mar e a praia. As barras amarelas, encarnadas e verdes remetem para os campos do interior de Portugal.

Uma cozinha de verão funcional

cozinha de verão com grelhador

Equipamentos seguros e resistentes

Numa cozinha na área externa é importante escolher equipamentos seguros e resistentes às condições climatéricas, de fácil manutenção e limpeza e energeticamente eficientes. O aço inoxidável é um dos materiais de revestimento preferidos para os equipamentos. Os grelhadores e fornos de pizza a gás e elétricos são uma tendência pela sua fácil manutenção, limpeza e pegada verde.

Além de pouparem o ambiente, permitem o controlo de temperatura e uma maior versatilidade culinária. Alguns modelos incluem gavetas de aquecimento que conservam os pratos quentes até serem servidos. Embora os grelhadores e fornos a lenha possam ser construídos de raiz em alvenaria e tijolo, há soluções prefabricadas que podem ser facilmente instaladas.

Luminação funcional e decorativa

Além de decorativa, a iluminação tem um papel funcional muito importante. A resistência e segurança no uso em espaços exteriores, o desempenho e a eficiência energética são fatores determinantes na escolha da iluminação. As bancadas de trabalho requerem uma iluminação superior bem posicionada e ajustável. Considere a iluminação zenital, uma tendência que reduz a pegada de carbono.

A iluminação ambiente deve ser suave, mas eficaz, pontuando recantos e caminhos. Os candeeiros suspensos em rotim ou verga e as lanternas com velas são elementos que complementam o efeito decorativo da luz. As guirlandas são muito versáteis e decorativas. Os candeeiros de mesa solares são uma tendência.

As melhores condições ao ar livre

Pérgulas, coberturas, toldos e persianas ajustáveis, chapéus de jardim permitem controlar a luz solar e a ventilação e criar zonas de sombra e resguardo da chuva. Protegida por estruturas, toldos e vegetação, a cozinha de verão também pode ser uma cozinha de inverno! Uma braseira em alvenaria ou tijolo (fixa) ou em ferro (móvel) reúne a família e os amigos à sua volta. Tanto nas noites de verão como nos dias bonitos de inverno!

O poder da natureza

cozinha de verão com plantas e boas vibrações

As plantas são um poderoso elemento decorativo. Escolha plantas autóctones ou adaptadas à sua região. A norte ou a sul, prefira plantas que não consumam muita água. A dimensão, as formas e cores das folhas e flores e ainda as fragrâncias embelezam os espaços e desafiam os sentidos. A exuberância das hortênsias, as cores intensas das buganvílias ou a fragrância a jasmim nas noites de verão criam ambientes únicos.

Uma tendência crescente são as hortas e jardins verticais em painéis têxteis ou de plástico. As folhagens e flores do jardim convivem com as verduras e os legumes da horta. As plantas aromáticas embelezam o espaço, perfumam o ambiente e temperam os pratos ou criam infusões. E por que não, uma floreira de alfaces que se transformam em saladas? Ou vasos de flores comestíveis como os cravos túnicos, as calêndulas ou os amores-perfeitos?

A melhor cozinha de verão!

antes/depois da renovação de uma pequena cozinha de verão

O objetivo de uma cozinha fora da casa é maximizar o espaço de trabalho, otimizar a arrumação e valorizar a experiência de cozinhar ao ar livre.

Tem uma varanda pequena e pensa que não pode ter uma cozinha fora da casa? Considere uma pequena bancada (1 m de largura) com um lava-loiça e uma plancha.. Sob a bancada, um armário para guardar os apetrechos e utensílios de cozinha e mesa e um pequeno frigorífico. Na parede, uma horta vertical de plantas aromáticas. No outro extremo da varanda, uma mesa rebatível e cadeiras dobráveis. Candeeiros, floreiras com plantas e outros elementos decorativos como toldos e almofadas completam a decoração. Tudo isto em 4 m2!


Espaços de maiores dimensões permitem obviamente mais e maiores estruturas e equipamentos. Podem incluir a criação de espaços funcionais e a articulação com outros tipos de espaços como relvados, solários e piscinas. Mas, grandes ou pequenas, luxuosas ou simples, o segredo de uma cozinha de verão é a funcionalidade, a criatividade e o melhor estilo do mundo – o seu!

Uma pegada verde

Cozinha de verão amiga do ambiente

Escolha materiais sustentáveis, resistentes e duradouros, de fácil manutenção e limpeza. Os equipamentos devem ser adequados ao uso no exterior para assegurar segurança, bom funcionamento e durabilidade e ainda ser energeticamente eficientes – bom para o seu orçamento e bom para o ambiente! As casas com cozinha externa apelam à simplicidade da natureza, à valorização dos alimentos saudáveis e ao não desperdício. Já considerou a compostagem? Os baldes de compostagem tornam tudo ainda mais simples. E não deixa de ser surpreendente observar como na natureza tudo se transforma e nada se perde!

Tendências no design e decoração de cozinhas de verão: o mais importante!

Gostou das nossas ideias? Construa ou renove o design e a decoração da sua cozinha de verão em três tempos na sua varanda, terraço ou jardim. Escolha as estruturas, equipamentos e mobiliário necessários. Adote um estilo. Projete e otimize o espaço!

Precisa de ajuda para os seus projetos de design e decoração de interiores? Experimente a nossa ferramenta de planeamento 3D e crie planos personalizados para cada divisão da sua casa!

E também...